A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou recentemente a disponibilidade da atualização anual da 11ª Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) em 10 idiomas, incluindo o português.
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. A Classificação Internacional de Doenças, conhecida como CID, é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte.
O documento fornece uma linguagem comum que permite aos profissionais de saúde compartilhar informações de saúde em nível global.
Em uma parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério da Saúde do Brasil, foi realizada a tradução para o português da CID-11.
Entre agosto de 2021 e dezembro de 2022, tradutores com diversas formações, incluindo médicos, fisioterapeutas, farmacologistas e odontologistas, trabalharam em três etapas para traduzir mais de 1,2 milhão de termos.
Isso incluiu títulos de códigos e descrições das categorias de 26 capítulos, além de duas seções suplementares.
A CID-11 desempenha um papel fundamental ao fornecer uma linguagem comum para profissionais de saúde em todo o mundo.
Com cerca de 17 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte, e mais de 120 mil termos codificáveis, ela permite a padronização das informações, facilitando a identificação de tendências e estatísticas de saúde.
Agora, mais de 1,6 milhão de situações clínicas podem ser codificadas usando combinações de códigos da CID-11.
Atualmente, o Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT) da Secretaria de Vigilância e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde do Brasil está aprimorando a CID-11.
Desde outubro de 2023, o DAENT assumiu a responsabilidade pelas discussões técnicas, participação em reuniões da OMS e atualizações anuais da Classificação.
Além disso, o Centro Colaborador está engajado em reuniões com outros países lusófonos para a inclusão de termos locais, garantindo que a CID-11 continue sendo uma ferramenta eficaz e abrangente para profissionais de saúde em todo o mundo lusófono.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.