Chegada do verão alerta para a prevenção do câncer de pele

As altas temperaturas, a redução de chuvas e a forte sensação de calor, sinalizam a chegada do verão em algumas regiões do país. Com isso, os cuidados devem ser redobrados também em relação as doenças relacionadas a exposição solar sem proteção, como o câncer de pele.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A proteção solar é medida indispensável em todos os períodos do ano e imperativa no verão. Hoje o mercado dispõe de uma variedade imensa de fotoprotetores com diferentes texturas e indicações, com componentes que auxiliam no tratamento de problemas de pele. A dermatologista Giselle Parente enfatiza que a manutenção da saúde da pele com o uso do protetor solar previne muitas modificações estruturais da pele, a ocorrência de manchas, previne flacidez e lesões degenerativas. “Os melhores resultados desses cuidados acontecem quando o paciente adere ao tratamento de longo prazo. Mas os danos precoces ou as lesões tardias pela exposição solar também podem sem tratadas”, explica a especialista.

Para manter uma pele saudável, é importante manter a pele bem hidratada com produtos adequados, além da ingestão hídrica. Água, água de coco, sucos naturais sem aditivos químicos ou adição de açúcares ajudam nesse cuidado. Por fim, não esquecer os meios físicos, como óculos, chapéus, camisas, guarda-sóis. “Esses cuidados precisam começar cedo, pois as lesões solares causadas na infância e em adultos jovens vão refletir na saúde da pele por toda a vida”, ressalta.

A prevenção do câncer de pele também envolve avaliações periódicas, com profissionais qualificados, o auxílio de ferramentas como o dermatoscópio, que facilita o diagnóstico precoce de lesões, com a orientação de produtos de cuidados específicos determina a saúde da pele.

Editor

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

3 dias ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

3 dias ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

4 dias ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

4 dias ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

5 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

5 dias ago

This website uses cookies.