O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou oficialmente nesta quinta-feira (5) a plataforma Atesta CFM, um sistema online que visa combater fraudes em atestados médicos.
A ferramenta, que oferece serviços gratuitos de validação e chancela de atestados, surge como uma solução inovadora para proteger médicos, trabalhadores e empresas contra irregularidades comuns na emissão desses documentos.
A criação do Atesta CFM responde a uma demanda crescente da sociedade, que tem sofrido com fraudes em atestados médicos.
Com a nova plataforma, documentos falsificados ou adulterados, que utilizam muitas vezes informações de médicos sem autorização, serão combatidos de maneira eficaz.
Segundo o conselheiro Hideraldo Cabeça, responsável pelo projeto, a iniciativa tem o potencial de reduzir os prejuízos gerados para empresas, previdência social e, em última instância, para a população em geral.
“Com a implantação do Atesta CFM, buscamos enfrentar esse problema na raiz, uma vez que apenas os atestados chancelados pelo sistema serão considerados válidos”, explicou.
O Atesta CFM integra diferentes bancos de dados de maneira segura e com total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A ferramenta permite que médicos, trabalhadores e empregadores validem atestados de forma rápida e segura.
Entre as funcionalidades, os médicos poderão ser notificados sobre documentos emitidos em seu nome, trabalhadores terão acesso ao histórico de atestados, e empresas poderão verificar a autenticidade dos documentos entregues.
A partir de novembro, médicos de todo o Brasil, poderão emitir atestados diretamente pela plataforma.
A partir de 180 dias após a publicação da resolução nº 2.382/24 no Diário Oficial da União, todos os atestados médicos deverão ser emitidos ou validados pelo Atesta CFM, garantindo maior segurança e autenticidade.
A plataforma trará maior praticidade para os profissionais da saúde, que poderão assinar digitalmente os documentos, enviá-los automaticamente para os pacientes e empresas, e contar com a mobilidade de emitir atestados de qualquer local, inclusive por telemedicina.
Além de beneficiar os médicos, a ferramenta traz vantagens para empregadores e trabalhadores.
O sistema elimina a necessidade de entrega física dos atestados, uma vez que, com a autorização do empregado, o documento pode ser enviado digitalmente para a empresa.
O trabalhador também terá a possibilidade de acessar seu histórico completo de atestados, com informações detalhadas, como diagnóstico, especialidade e local de atendimento.
Para as empresas, o Atesta CFM promete aumentar a eficiência na gestão de atestados médicos.
A automação do processo reduzirá custos com armazenamento de documentos e controle de benefícios concedidos indevidamente a colaboradores ausentes.
Além disso, a ferramenta permitirá que as equipes de Recursos Humanos concentrem esforços em outras tarefas, melhorando a produtividade e a organização interna.
Com essa iniciativa, o CFM espera fortalecer a confiança no sistema de emissão de atestados médicos no Brasil, garantindo mais transparência, segurança e agilidade no processo.
Fonte: CFM
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
A prática de atividades físicas é essencial para uma vida saudável, mas estudos recentes indicam…
O Brasil é um dos países que mais diagnosticam hanseníase no mundo, ocupando o segundo…
This website uses cookies.