Página inicial da plataforma Atesta CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou oficialmente nesta quinta-feira (5) a plataforma Atesta CFM, um sistema online que visa combater fraudes em atestados médicos.
A ferramenta, que oferece serviços gratuitos de validação e chancela de atestados, surge como uma solução inovadora para proteger médicos, trabalhadores e empresas contra irregularidades comuns na emissão desses documentos.
A criação do Atesta CFM responde a uma demanda crescente da sociedade, que tem sofrido com fraudes em atestados médicos.
Com a nova plataforma, documentos falsificados ou adulterados, que utilizam muitas vezes informações de médicos sem autorização, serão combatidos de maneira eficaz.
Segundo o conselheiro Hideraldo Cabeça, responsável pelo projeto, a iniciativa tem o potencial de reduzir os prejuízos gerados para empresas, previdência social e, em última instância, para a população em geral.
“Com a implantação do Atesta CFM, buscamos enfrentar esse problema na raiz, uma vez que apenas os atestados chancelados pelo sistema serão considerados válidos”, explicou.
O Atesta CFM integra diferentes bancos de dados de maneira segura e com total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A ferramenta permite que médicos, trabalhadores e empregadores validem atestados de forma rápida e segura.
Entre as funcionalidades, os médicos poderão ser notificados sobre documentos emitidos em seu nome, trabalhadores terão acesso ao histórico de atestados, e empresas poderão verificar a autenticidade dos documentos entregues.
A partir de novembro, médicos de todo o Brasil, poderão emitir atestados diretamente pela plataforma.
A partir de 180 dias após a publicação da resolução nº 2.382/24 no Diário Oficial da União, todos os atestados médicos deverão ser emitidos ou validados pelo Atesta CFM, garantindo maior segurança e autenticidade.
A plataforma trará maior praticidade para os profissionais da saúde, que poderão assinar digitalmente os documentos, enviá-los automaticamente para os pacientes e empresas, e contar com a mobilidade de emitir atestados de qualquer local, inclusive por telemedicina.
Além de beneficiar os médicos, a ferramenta traz vantagens para empregadores e trabalhadores.
O sistema elimina a necessidade de entrega física dos atestados, uma vez que, com a autorização do empregado, o documento pode ser enviado digitalmente para a empresa.
O trabalhador também terá a possibilidade de acessar seu histórico completo de atestados, com informações detalhadas, como diagnóstico, especialidade e local de atendimento.
Para as empresas, o Atesta CFM promete aumentar a eficiência na gestão de atestados médicos.
A automação do processo reduzirá custos com armazenamento de documentos e controle de benefícios concedidos indevidamente a colaboradores ausentes.
Além disso, a ferramenta permitirá que as equipes de Recursos Humanos concentrem esforços em outras tarefas, melhorando a produtividade e a organização interna.
Com essa iniciativa, o CFM espera fortalecer a confiança no sistema de emissão de atestados médicos no Brasil, garantindo mais transparência, segurança e agilidade no processo.
Fonte: CFM
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
Happy Businessman and Businesswoman Standing in a Pile of Money, Success and Wealth Concept Dinheiro…
Heap of assorted various medicine tablets and pills different colors Desde 2018, os medicamentos terão…
This website uses cookies.