Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter uma boa saúde, e os carboidratos são indispensáveis para o organismo, isso porque são considerados fontes que não devem ser excluídos da rotina alimentar. “Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo”, destaca a nutricionista Luriane Leal.
Segundo ela, os carboidratos podem ser simples ou complexos. “Os simples são digeridos rapidamente pelo organismo e tem alto índice glicêmico. Já os complexos são de baixo índice glicêmico e são alimentos ricos em nutrientes e fibras”. E explica que, o índice glicêmico indica com que velocidade um alimento que possui carboidrato, aumenta a glicose no sangue.
Carboidratos bons
A nutricionista destaca que, cereais integrais, raízes e tubérculos, leguminosas e frutas são boas fontes de carboidratos, e que se consumidos da forma correta podem ser aliados no processo de emagrecimento, auxiliando também na saciedade. “Além de excelente fonte energética ao nosso corpo, pode ser utilizado em opções de pré-treino”.
Existe carboidrato ruim?
Luriane lembra que não se deve encarar qualquer alimento como um alimento ruim. “O corpo é a soma de tudo que é ingerido diariamente, dos comportamentos e hábitos adotados no estilo de vida. Não precisamos abolir nada, mas precisamos ter cuidado com os excessos, principalmente dos industrializados”.
Acrescenta que, mesmo os carboidratos considerados bons, em demasia, podem ser prejudiciais à saúde. “A verdade é que: o carboidrato pode ser ‘ruim’ ou ‘bom’, isso quem vai decidir é você”.
Quais os riscos de não se comer carboidratos?
A especialista esclarece que a exclusão desse macronutriente da alimentação pode causar:
Indisposição;
Fraqueza muscular;
Dor de cabeça;
Mau humor;
Cansaço excessivo;
Prejudicar o rendimento na prática de exercícios físicos e na rotina do dia a dia.
Além disso, pontua que os carboidratos naturais não podem faltar na alimentação.
Orientação
De acordo com a nutricionista, os carboidratos podem e devem fazer parte da dieta, mas em qualidade e quantidades corretas. “Cada indivíduo tem sua necessidade diária, e só um profissional qualificado saberá orientar individualizando cada caso. Sem contar que, dietas sem acompanhamento especializado podem acarretar malefícios à saúde”, finaliza.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.