Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A caminhada é uma atividade física importante para a promoção da saúde que pode trazer muitos benefícios como o bem-estar físico e mental, além de atuar na melhora da qualidade de vida. A prática é importante, mas vale lembrar que exercícios físicos devem ser orientados e acompanhados por um especialista.  

O personal trainer Andrei Miranda explica que os benefícios da caminhada promovem a melhora da saúde física e mental. “A caminhada regular tem inúmeros benefícios que vão além da estética. Movimentar o corpo deveria ser prioridade de todos por questão de saúde física e mental, além de melhorar o bem-estar, a caminhada bem orientada regula os níveis da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e previne doenças”, afirma.  

Para caminhar é necessário estar com disposição e sentindo-se bem, e é melhor ser praticada em horários de calor ameno, revela o especialista. “A prática regular pode ser feita nos primeiros horários da manhã ou no fim da tarde, para se prevenir dos horários em que a temperatura está maior. O importante é ter sempre a consciência de que você está fazendo o melhor pra si”, ressalta.  

O tempo para a realização da atividade física varia para cada pessoa e deve ser acompanhada por um profissional. “É importante destacar que todos devem procurar um médico antes de qualquer atividade física, ter os exames todos certinhos é um segurança a mais, tendo essa liberação profissional, o tempo de atividade varia muito de pessoa para pessoa, fatores como idade e doenças preexistentes interferem na atividade e no tempo que ela é feita, mas em média, caminhar de 30 a 45 minutos por dia é o suficiente”, destaca.  

A caminhada pode ser realizada ao ar livre, mas também sob uma esteira de academia, porém, existe diferença entre ambas, conta o educador físico. “Por questões fisiológicas, a caminhada ao ar livre se torna melhor e alcança um gasto calórico maior. Todos os estímulos externos trazidos pela natureza ao seu redor tendem a melhorar sua performance e também os resultados, as superfícies desiguais e até inesperadas fazem com que você supere desafios constantes, portanto, a perda de peso é otimizada ao ar livre”, pontua.  

O personal finaliza relatando a importância de procurar um especialista antes de iniciar a atividade física para praticá-la em segurança. “É importante, antes de, procurar um médico para saber como anda o seu estado de saúde, a partir dessa liberação, o correto é procurar um professor de educação física ou um fisioterapeuta para fazer esse trabalho orientado, profissionais que entendem melhor da necessidade de cada um, fora a segurança, os resultados que você vai adquirir com um profissional do lado são maiores”, conclui.  

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?