O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (07), que os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular. A iniciativa irá assistenciar 55 milhões de brasileiros.
A saúde da mulher está no foco no programa. Elas terão acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Antes, esses produtos eram ofertados no Farmácia Popular por 50% do valor, mas agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que anteriormente pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com os medicamentos gratuitos.
O acesso ao programa também será facilitado para a população indígena aldeada. Afim de evitar o deslocamento da população, será nomeado um representante de comunidade, responsável por retirar os medicamentos indicados, sem a necessidade de ter um CPF para ser atendido. A iniciativa será expandida gradualmente para as outras regiões. Além disso, as ações serão implementadas com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena.
O Ministério da Saúde também toma novas habilitações e prioriza os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. No total, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.
Com as novas habilitações que serão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim deste ano, tenha unidades em 5.207 municípios brasileiros, o que equivale a 93% do território nacional.
Para retirar os medicamentos, o usuário deve ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O vínculo do beneficiário com o Bolsa Família será reconhecido automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de cadastro prévio.
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Farmácia Popular — Foto: Reprodução/RBS TV
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.