Um reality que muitos brasileiros esperam para assistir é o BBB. E no início do programa, uma das coisas que mais chama a atenção, além dos participantes, é a apresentação da decoração da casa onde ficarão por três meses.
Durante a amostra do interior da casa, o que mais aparece são os comentários de pessoas nas redes sociais falando sobre como a decoração incomoda, que é cheia de informação. Nunca foi confirmado pela produção, mas psicólogos dizem que esse tipo de decoração tem como objetivo, o de mexer com a mente dos participantes, além de mostrar tendências atuais de decoração.
A psicóloga Silvia Vasconcelos, especialista em terapia integrativa, conta que a cor, o ponto chave da decoração, é mais do que uma experiência visual. Por isso nos afeta tanto, sendo uma forma clássica de comunicação que pode projetar sua personalidade e definir a vibração de um lugar. “Como por exemplo, o tom em cada cômodo da sua casa e até mesmo o ambiente de trabalho”.
Segundo o Jornal da Sociedade Química Americana, a colorimetria é a ciência e o conjunto de tecnologias envolvidas tanto na quantificação quanto na investigação física do fenômeno de percepção de cores pelos seres humanos. E foi o uso da colorimetria que fez com que a produção pensasse em como fazer a decoração de forma a afetar o máximo os participantes.
“Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja podem produzir sentimentos de calor ou agressividade, enquanto cores frias como verde e azul podem ser calmantes ou deprimentes”, comenta Silvia. Isso pode explicar como a decoração da casa do BBB é tão cheia para os olhos das pessoas, com muitas cores, tons e sem ser uniforme.
As cores tem sido utilizadas também na cromoterapia, não existem ainda comprovações científicas da sua eficácia, mas é aprovada e oferecida pelo SUS. “Ela utiliza ondas emitidas pelas cores para atuar em células do nosso organismo e melhorar o equilíbrio entre o corpo e mente, promovendo uma maior sensação de bem-estar e até aliviando sintomas, alguns profissionais fazem o uso desta prática”, exemplifica a psicóloga.
Silvia fala que quanto mais cores, mais excitação e mais energia. O que pode desabrochar sentimentos de mais solidão, tristeza e preocupação. No caso dos participantes do BBB, as cores são estimulantes em um primeiro momento, “o que acaba acontecendo depois é a atenção seletiva. Conforme temos o mesmo estímulo de forma repetida, a importância dele vai diminuindo para o nosso cérebro”. Ela conta também que podem produzir novamente a animação, a excitação, já que os sentimentos são cíclicos e vão acontecendo no dia a dia.
Mas isso vai depender de cada pessoa, já que cada mente é única. No estudo das cores, as mais vibrantes trazem excitação, “mas não apenas para o bem, podendo ser uma emoção tanto positiva quanto negativa, não sabemos. Além de apresentarem um sentido contraditório, como o vermelho que pode significar paixão, amor e também violência, raiva”, Silvia finaliza.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.