Imagem: Adobe Istock
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, neste mês, um informe de segurança, em que alerta sobre os riscos à saúde e aos cabelos relacionados ao uso de alisantes capilares, especialmente os que contêm substâncias proibidas, como o formol, ou formaldeído, e o ácido glioxílico.
Os produtos irregulares podem causar desde irritações na pele até problemas respiratórios e danos irreversíveis à estrutura capilar.
Segundo o documento, o formol é permitido em produtos cosméticos no Brasil apenas como conservante, em concentrações de até 0,2%, e como endurecedor de unhas, até 5%. Seu uso como agente alisante é proibido e representa sérios riscos à saúde.
A Anvisa chama a atenção que “o ácido glioxílico, também proibido para essa finalidade, pode causar severos danos quando aquecido, sendo especialmente perigoso quando combinado com outros procedimentos, como a descoloração dos fios capilares”.
O comunicado traz orientações detalhadas para consumidores e profissionais de salões de beleza:
Os profissionais devem utilizar apenas produtos regularizados e devem recusar o uso de substâncias proibidas, mesmo que a pedido do cliente. A Anvisa adverte ainda que os profissionais adotem medidas de proteção individual e mantenham os ambientes ventilados.
A Anvisa ressalta que “a adição de formol a cosméticos é considerada infração sanitária grave e pode configurar crime hediondo, conforme o artigo 273 do Código Penal”.
A agência monitora e avalia os produtos cosméticos mesmo após a comercialização para prevenir riscos e proteger a saúde pública.
Fonte: Agência Brasil
A Clínica Interdisciplinar Neurohability, referência em desenvolvimento neuropsicomotor estimulação precoce de crianças e adolescentes, reabilitação…
Os senadores aprovaram nesta semana, a Medida Provisória (MP) 1301/25, que cria o Programa Agora…
O Hospital Albert Einstein iniciou o MBA em Gestão de Saúde na capital paraense, nos…
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta terça-feira (23), que não há evidências…
Conforme documento elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela…
A Itália enfrenta uma das maiores crises já registradas no sistema de saúde do país…
This website uses cookies.