Alimentos refrescantes e leves são recomendados em altas temperaturas

O período de altas temperaturas no Pará chegou. Segundo a Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), agosto é o mês que apresenta os menores acumulados de chuva nos municípios paraenses. A previsão é que o calor siga até o mês de novembro.

Os cuidados com a hidratação e a alimentação são essenciais para se manter saudável. Priorizar o consumo de alimentos ricos em água é uma recomendação de profissionais.

De acordo com o nutricionista e professor de gastronomia Cláudio Gibson, precisamos estimular o consumo de frutas, legumes e verduras frescas. “Prefira melancia, melão, abacaxi, tomate, pepino e alface, por exemplo. Se tratando de sucos, como há acréscimo de água para seu processamento, todas as frutas e até mesmo legumes podem compor está mistura, será muito bem aproveitada pelo organismo humano”, afirmou.

O especialista diz que é preciso evitar o consumo de alimentos salgados e muito condimentados nesse período. “Esses alimentos acabam por determinar um estresse metabólico ao sistema e causando sintomas desagradáveis como irritação gastrointestinal e com isso “desequilíbrio emocional’”, disse Cláudio.

O consumo, principalmente de água, é essencial para regular todos os seus processos fisiológicos, segundo o nutricionista. “A falta de água causa então uma desidratação celular, desequilibrando algumas funções do corpo, nos tornando fracos e propensos a fluiria algumas complicações maiores como a famosa pedra nos rins (litíase renal). O estímulo de água de coco é sempre a melhor alternativa para altas temperaturas, pois é considerado o melhor isotônico natural. É como se os nutrientes da água de coco estabilizassem o estresse causado pelo calor ambiental”, declarou.

Confira uma receita fácil e rápida para fazer em casa:

Suco verão

Ingredientes:

1 cenoura média cortada em cubos;

Suco de duas laranjas;

1 rodela de abacaxi;

300ml de água de coco gelada;

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador por cerca de 2 minutos. Coe (se necessário para retirar resíduos). Beba em seguida para adquirir.

“Além do fator hidratação, vitaminas do complexo B (excelente na manutenção energética), vitamina C (melhoradora na imunidade corporal) e vitamina A( excelente na manutenção de uma pele saudável)”, concluiu o nutricionista.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

4 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

5 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

2 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

2 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

2 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

2 dias ago

This website uses cookies.