O período de altas temperaturas no Pará chegou. Segundo a Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), agosto é o mês que apresenta os menores acumulados de chuva nos municípios paraenses. A previsão é que o calor siga até o mês de novembro.
Os cuidados com a hidratação e a alimentação são essenciais para se manter saudável. Priorizar o consumo de alimentos ricos em água é uma recomendação de profissionais.
De acordo com o nutricionista e professor de gastronomia Cláudio Gibson, precisamos estimular o consumo de frutas, legumes e verduras frescas. “Prefira melancia, melão, abacaxi, tomate, pepino e alface, por exemplo. Se tratando de sucos, como há acréscimo de água para seu processamento, todas as frutas e até mesmo legumes podem compor está mistura, será muito bem aproveitada pelo organismo humano”, afirmou.
O especialista diz que é preciso evitar o consumo de alimentos salgados e muito condimentados nesse período. “Esses alimentos acabam por determinar um estresse metabólico ao sistema e causando sintomas desagradáveis como irritação gastrointestinal e com isso “desequilíbrio emocional’”, disse Cláudio.
O consumo, principalmente de água, é essencial para regular todos os seus processos fisiológicos, segundo o nutricionista. “A falta de água causa então uma desidratação celular, desequilibrando algumas funções do corpo, nos tornando fracos e propensos a fluiria algumas complicações maiores como a famosa pedra nos rins (litíase renal). O estímulo de água de coco é sempre a melhor alternativa para altas temperaturas, pois é considerado o melhor isotônico natural. É como se os nutrientes da água de coco estabilizassem o estresse causado pelo calor ambiental”, declarou.
Confira uma receita fácil e rápida para fazer em casa:
Suco verão
Ingredientes:
1 cenoura média cortada em cubos;
Suco de duas laranjas;
1 rodela de abacaxi;
300ml de água de coco gelada;
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador por cerca de 2 minutos. Coe (se necessário para retirar resíduos). Beba em seguida para adquirir.
“Além do fator hidratação, vitaminas do complexo B (excelente na manutenção energética), vitamina C (melhoradora na imunidade corporal) e vitamina A( excelente na manutenção de uma pele saudável)”, concluiu o nutricionista.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.