Imagem: Freepik
Durante o Círio de Nazaré há 13 procissões oficiais, entre elas estão o Traslado para Ananindeua e Marituba, a Ciclo-Romaria, a Romaria da Juventude, a Trasladação, a Procissão do Círio, entre outras. Mas você sabe como preparar sua alimentação antes, durante e depois de cada uma delas?
Para entendermos melhor como devemos nutrir o corpo e mantê-lo cheio de energia durante esse período, conversamos com a nutricionista Mirna Gama. Em formato pingue-pongue, ela dá dicas práticas para se sentir bem durante as longas caminhadas.
É importante que a gente leve em consideração uma alimentação saudável até mesmo dias antes das procissões, né? Precisamos entender o nosso corpo e preparar ele para essa caminhada, que são horas, isso exige muito da gente. Saber escolher esses alimentos, são ideais para suprir as necessidades ao longo do dia e também é importante para que aconteça uma caminhada saudável. Então em média uma hora antes é necessário consumir alimentos leves e de uma boa digestão, ou seja, a gente precisa de carboidratos complexos, fazer uma ingestão de batata doce, macaxeira, um pão com geléia, isso vai gerar uma energia rápida para o nosso corpo e com qualidade. Além disso, interagir também com a proteína sem gordura de preferência, fazer um frango grelhado, comer uma carne magra, se for o café da manhã, optar por ovos mexidos sem gordura. Tudo isso a gente precisa levar em consideração e também evitar alimentos gordurosos e sem nutrientes como refrigerantes, frituras, salgadinhos, tá? Aqueles que fogem muito da rotina.
É importante também pensar numa alimentação leve. E no dia da procissão é indicado o consumo de carboidratos de rápida absorção, aquele que gera mais energia para o nosso corpo. Então, como eu já citei, o pão com geleia, um suco de uva integral, principalmente aquelas pessoas que acordam muito cedo, pensar nessa ingesta de alimentos de rápida absorção que vai gerar uma energia e para aqueles que conseguem ter um pouquinho mais de tempo, pode sim completar essa alimentação com um tipo de proteína sem gordura, por exemplo, como eu já falei, os ovos mexidos, botar um frango desfiado, bem magrinho, para que a gente consiga ter saciedade ao longo do tempo. Longo dessa procissão da caminhada em si, para que você não sinta fome rápido, por isso é importante acrescentar a proteína em si.
Devemos levar em consideração a individualidade da pessoa, mas independente da faixa etária, a alimentação dos romeiros deve ser leve e com qualidade, isso é muito importante. E para aqueles que toleram , uma boa forma de prevenir, por exemplo, é fazer kits peregrinos, como castanha do Pará e de caju, e também levar frutas, banana, maçã, para que isso possa ajudar na reposição de energia ao longo da caminhada. Até mesmo um melzinho, você pode levar. Isso tudo são estratégias, que você consegue manter dentro de uma bolsa ou algo menor para levar na procissão.
Para a gente ter uma hidratação adequada, temos que pensar também como uma forma de prevenção, né? Não devemos sair tomando um litro de água antes da procissão e não consumir isso durante a caminhada, tá errado. Então o ideal é que você também prepare o seu corpo para essa hidratação, tá? Durante as semanas anteriores e durante o dia que for ocorrer a procissão, o ideal é levar essa água numa garrafa e seria ideal você não consumi-la de uma vez, e sim ao longo da caminhada. Você vai fracionar isso em uma a cada 200 ml, repetindo os goles em meia ou uma hora, tá? E sempre consumindo a sua água para você manter essa hidratação, ao longo dessa peregrinação.
Neste caso, é de imediato indicado uma alimentação com base em carboidratos, aquela que vai gerar energia rápida para o seu corpo de uma forma leve e com eletrólitos para repor tudo isso, porque a pessoa sua muito, o calor é muito intenso, então a gente precisa de um alimento que vai gerar uma rápida absorção para o nosso organismo. Um alimento de mais fácil acesso seria, por exemplo, uma água de coco, e após tudo isso, a pessoa vai se alimentar bem, e aí por diante vai fazer uma hidratação adequada.
Após a caminhada, o ideal é ingerir alimentos com uma refeição completa em nutrientes, e com qualidade, por exemplo; carboidratos; proteínas; fibras; leguminosas e vegetais de uma forma leve. E sem exageros, a pessoa pode desfrutar das comidas típicas da época, como maniçoba, porco, né? O pato, tucupi, enfim, entre outros pratos típicos do Círio. Tudo com moderação.
A fé e o cuidado com o corpo caminham juntos para um Círio repleto de saúde e graças.
Gabrielle Nogueira | Front Saúde
A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação…
O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação…
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reavalia a segurança de uma substância química presente…
A Prefeitura de Belém promove neste sábado (4), mais uma edição do Belém Animal, ação…
O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o início da Campanha Nacional de Multivacinação, voltada…
This website uses cookies.