saúde

Alerta global: obesidade e sobrepeso podem atingir 500 milhões de adolescentes até 2030

 De acordo com pesquisa feita pela comissão sobre saúde e bem-estar de adolescentes da revista científica “The Lancet”, uma das mais renomadas no meio científico, quase meio bilhão de adolescentes em todo o mundo podem ter obesidade ou sobrepeso até 2030, e mais de um bilhão correm o risco de desenvolver problemas de saúde até lá.

A análise foi feita com dados globais sobre a saúde de adolescentes e divulgou as seguintes informações;

  • 464 milhões de jovens devem viver com obesidade ou sobrepeso nos próximos cinco anos. Isso representa um aumento de 143 milhões em relação a 2015;
  • pelo menos metade dos jovens de 10 a 24 anos vão estar expostos a doenças como HIV/Aids, gravidez precoce, depressão e má nutrição;
  • até 2100, 1,9 bilhão de adolescentes vão viver sob os efeitos do aquecimento global, com doenças relacionadas ao calor, insegurança alimentar e hídrica;
  • Os problemas de saúde mental vão atingir 2 milhões de adolescentes a mais do que os índices de 2015, o que totaliza 42 milhões.

Por esse fator os especialistas alertam que os números apontam uma situação crítica para a saúde nessa faixa etária.

Conforme os dados, o sobrepeso é um ponto de atenção importante e vem crescendo nos últimos anos. Ele atinge especialmente países da América Latina, como o Brasil, Caribe, Norte da África e Oriente Médio. Nessas regiões, mais de um terço dos jovens de 10 a 24 anos vivem com sobrepeso ou obesidade.

No Brasil, aproximadamente 15,5 milhões de pessoas entre 5 e 19 anos convivem com o excesso de peso. Nesta semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) ampliou as regras para a cirurgia bariátrica (focada na redução de peso), agora adolescentes de 14 anos vão poder realizá-la.

De acordo com especialistas, houve um aumento na demanda nessa faixa etária, e a mudança é uma tentativa de evitar que o adolescente siga obeso na fase adulta.

O relatório adverte que a saúde dos adolescentes deve ser prioridade para as autoridades globais e apresenta que, apesar dos indicativos de aumento de doenças nessa fase da vida, o financiamento voltado à saúde dos adolescentes representou apenas 2,4% do total da assistência ao desenvolvimento para a saúde entre 2016 e 2021 — mesmo com os adolescentes representando 25,2% da população mundial.

Fonte: g1

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Front Saúde promove MBA Executivo em Gestão de Saúde em Belém

A capital paraense, Belém, vai sediar, a partir de agosto de 2025, o MBA Executivo…

5 dias ago

Verão Amazônico exige cuidados extras com a pele

Durante o verão amazônico, alguns cuidados com a pele devem ser redobrados, pois as temperaturas…

6 dias ago

Câncer colorretal: entenda como é o tipo de câncer que matou a cantora Preta Gil

A Cantora Preta Gil, morreu neste domingo (20), em virtude do câncer colorretal, diagnosticado em…

1 semana ago

Fertilização in vitro gera bebês protegidos de doença hereditária

Imagem: Freepik Oito bebês nasceram no Reino Unido usando material genético de três pessoas para…

1 semana ago

Opas lança painel interativo para aperfeiçoar monitoramento e a análise das tendências de circulação dos vírus respiratórios nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou um painel interativo para aperfeiçoar o monitoramento e…

2 semanas ago

This website uses cookies.