Saúde Bucal

Além dos procedimentos dentários: mercado da odontologia expande atuação à estética

A odontologia mudou, evoluiu e ganhou novos procedimentos. Caminho aberto para a odontologia estética que apresenta diversas possibilidades de novos tratamentos relacionados à estética facial, como implantes, aplicação de botox, harmonização orofacial, preenchimentos e bichectomia (retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca). São procedimentos modernos, com alta demanda e novo campo de atuação para quem ingressa e estuda odontologia.

“Hoje em dia, essa área está crescendo demais, principalmente no Brasil. O brasileiro já percebeu como é importante manter os dentes brancos, alinhados, com naturalidade e saudáveis. Mas está indo além”, explica a professora do Departamento de Odontologia da UniBrasil, Ana Beatriz Franco Fernandes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é considerado o segundo país que mais realiza mudanças odontológicas no mundo. Entre 2014 e 2017, a busca por procedimentos estéticos na área triplicou e o setor passou a oferecer serviços mais completos e inovadores.

Para o perfil do profissional que atua na dentística, mais conhecida como a odontologia estética, ele precisa gostar de agregar beleza e saúde para cuidar do sorriso. A área de atuação envolve a parte cosmética, a restauração dental, com foco em preservar e devolver a integridade estrutural e funcional dos dentes. “Quando o paciente vai procurar um tratamento estético, é importante buscar um profissional especializado”, recomenda a professora.

Segundo Ana Beatriz, o profissional da odontologia estética vai atuar em sintonia com os profissionais de outras áreas. Além disso, ele pode atuar na ortodontia infantil, área que também tem crescido muito nos últimos anos.

“Não pode ser só estética, tem de ter saúde. O profissional da ortodontia estética pode acompanhar os pacientes desde muito cedo, ainda na infância, para evitar problemas no futuro. Crianças que fazem um acompanhamento odontológico desde cedo podem evitar futuros problemas bucais”, ressalta.

Essa é apenas uma parcela das possibilidades de atuação para o cirurgião-dentista. Com o avanço da tecnologia na odontologia, há uma série de novos recursos que estão surgindo para melhorar a estética e a saúde bucal, como é o caso de aparelhos ortodônticos invisíveis e impressão 3D, técnicas que estão ganhando cada vez mais espaço nos consultórios.

No Centro Universitário UniBrasil (UniBrasil), o curso de Bacharelado em Odontologia prepara os profissionais com todo o conhecimento técnico e científico, mas também capacita o acadêmico para trabalhar as diferentes demandas práticas do mercado, nas mais diversas áreas da odontologia.

Editor

Recent Posts

Pessoas com albinismo terão novo cuidado no SUS

Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde oficializou a criação de um Grupo de Trabalho…

2 dias ago

Expansão do PAC leva mais saúde mental ao interior do Pará

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca ampliar a infraestrutura nacional em diversas áreas,…

2 dias ago

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

3 dias ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

3 dias ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

5 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

5 dias ago

This website uses cookies.