Saúde Pública

Agora você tem o calendário de vacinação digital

Usuários SUS agora contam com uma nova ferramenta para garantir que estejam em dia com a vacinação. O Ministério da Saúde lançou um calendário digital como parte do Movimento Nacional pela Vacinação, uma iniciativa que visa aumentar as altas coberturas vacinais em todo o país. A prioridade é a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos, mas o calendário é útil para todas as faixas etárias.

O calendário digital está disponível para download no site oficial do Ministério da Saúde e oferece uma série de informações úteis para os cidadãos. Os usuários podem pesquisar as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo detalhes sobre as doenças que podem ser prevenidas, o público-alvo, a faixa etária e as vacinas recomendadas para cada grupo. Doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche estão entre as que podem ser prevenidas por meio da imunização.

Acesse o calendário AQUI!

Além disso, o site oferece painéis de monitoramento da vacinação contra a COVID-19 e influenza, bem como um “vacinômetro” com números atualizados sobre a vacinação em todo o país.

O Programa Nacional de Imunizações distribui anualmente 48 imunobiológicos, incluindo 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. Isso abrange vacinas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação, que atende desde recém-nascidos até adultos, bem como aquelas destinadas a grupos com condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou indivíduos em tratamento de doenças. Essas vacinas são administradas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatiza a importância da atualização da caderneta de vacinação. “A ciência voltou, o combate à desinformação voltou e a retomada das altas coberturas vacinais é tema prioritário do nosso governo. Quanto mais pessoas de uma comunidade estão protegidas, menor é a chance de uma doença se propagar”, declara.

O calendário digital também oferece informações úteis para profissionais de saúde, incluindo publicações técnicas, atividades de microplanejamento e portarias. Esses recursos fornecem suporte às equipes de saúde na melhoria da vacinação da população.

Além disso, o Ministério da Saúde incentiva o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na Estratégia e-SUS APS para gestores de estados e municípios. O PEC permite que os profissionais de saúde realizem a “Busca Ativa de Vacinação”, monitorando vacinas aplicadas, prazos e atrasos, com a capacidade de filtrar a busca por grupo-alvo e faixa etária, otimizando a atualização da caderneta de vacinação para esses grupos.

Fonte: Ministério da Saúde

Romeu Lima

Recent Posts

CFM proíbe anestesia para a realização de tatuagens

O Conselho Federal de Medicina proibiu a utilização de anestesia para a realização de tatuagens,…

5 horas ago

Front Saúde promove MBA Executivo em Gestão de Saúde em Belém

A capital paraense, Belém, vai sediar, a partir de agosto de 2025, o MBA Executivo…

5 dias ago

Verão Amazônico exige cuidados extras com a pele

Durante o verão amazônico, alguns cuidados com a pele devem ser redobrados, pois as temperaturas…

6 dias ago

Câncer colorretal: entenda como é o tipo de câncer que matou a cantora Preta Gil

A Cantora Preta Gil, morreu neste domingo (20), em virtude do câncer colorretal, diagnosticado em…

1 semana ago

Fertilização in vitro gera bebês protegidos de doença hereditária

Imagem: Freepik Oito bebês nasceram no Reino Unido usando material genético de três pessoas para…

1 semana ago

This website uses cookies.