Acre passa a ter 100% de cobertura de telemedicina

O estado do Acre assinou um acordo de cooperação técnica com foco em telemedicina especializada e agendamento prévio. Esse acordo é uma parceria entre a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE) por meio do Programa de Apoio ao desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).  

De acordo com o diretor do telediagnóstico do Hospital Albert Einstein, Tarso Corse, o projeto vai ofertar Assistência Médica Especializada para a região Norte  do Brasil, por meio da Telemedicina, pois essa iniciativa está de acordo com as premissas do Ministério da Saúde (MS), relacionadas a expansão da telessaúde que tem o intuito de melhorar a rede de serviços de saúde, principalmente da Atenção Primária à Saúde (APS) e os demais níveis de atenção para fortalecer as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Até o momento, o Acre já conta com seis pontos de telemedicina e outros 16 estão em processo de ampliação. Sete especializadas são ofertadas: cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria. De janeiro a outubro de 2021, foram realizados 1.156 atendimentos. 

“Este projeto tem objetivos muito claros. O primeiro é a melhoria do cuidado ao paciente. Através da teleconsulta, a gente consegue um diagnóstico mais apurado e um tratamento mais eficaz. E, claro que isso trará uma série de repercussões positivas, como, por exemplo, a redução do tempo de espera por atendimento e o aumento da satisfação do paciente”, destacou Tarso Corse. 

Tarso Corse declarou que 102 cidades do Brasil são cobertas pelo projeto, mas o Acre é o único estado brasileiro a ter 100% dos seus municípios com pontos de telemedicina. 

“Não tem como não registrar nossa satisfação com essa parceria. Mais uma vez o Acre faz história, em ser o primeiro estado brasileiro a implantar o atendimento de telemedicina em todos os seus municípios. Isso vai facilitar o atendimento daquelas pessoas que residem em localidades de difícil acesso, e que em determinada época do ano, não tem como se deslocar em busca de atendimento de saúde especializado. Gostaria, em nome do nosso governador Gladson Cameli e da secretária de Saúde Paula Mariano, externar nossos agradecimentos ao deputado Alan Rick, nosso grande parceiro nos projetos da saúde, pelo empenho para agilizar esse termo de cooperação para ampliação dos pontos de telemedicinas no Acre”, afirmou a secretária adjunta Muana Araújo. 

Fonte: Notícias do Acre  

Milena Alves

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

22 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

1 dia ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

2 dias ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

2 dias ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

3 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

3 dias ago

This website uses cookies.